Quem?

Minha foto
Alguém quase igual a vc, tirando a fisionomia e o comportamento...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A competição como fator de organização da sociedade, suas virtudes e seus defeitos




Por que não protocooperação?

A competitividade se faz presente em quase todas as formas de organização da sociedade. Isso é visto freqüentemente nos meios escolares e nos meios de trabalho. Sua notoriedade é fato em qualquer tipo de relação inter-pessoal. São nessas circunstâncias em que alguns problemas se situam, é o momento em que o velho ditado de que “o importante é competir” ganha vários ramos de uma abrangente discussão.
A competição em seu mais puro entendimento estimula a vantagem diante dos demais. Tem-se como exemplo, a competitividade entre funcionários dentro de uma empresa que beneficia os que procuram se destacar. É um estímulo que tem sua positividade, porque traz lucros e elevação da produtividade da empresa e multiplicidade do indivíduo diante de diversas tarefas. O consolo do ditado citado anteriormente, é que ele faz com que as pessoas não desanimem diante de qualquer derrota, em qualquer que seja a circunstância. Entretanto, isso também pode servir como acomodação do indivíduo diante de qualquer situação concorrencial. Ou seja, a competitividade tem suas virtudes e seus defeitos.
Seus defeitos são inúmeros, vai desde a chance de um feito não dar certo, até onde diz respeito à saúde psicológica do indivíduo. As pessoas têm o mau costume de atingir o sucesso em detrimento do fracasso daquele que, direta ou indiretamente o desafia. Exemplo disso é o reconhecimento que se dá ao funcionário do mês em muitas empresas, ele provavelmente não vai querer perder o posto, e isso tem seu preço. Essa espécie de anulação do concorrente às vezes passa do limite, quando muitos começam a fazer uso de falcatruas para ser sempre o melhor e reconhecido a todo custo.
A competitividade não nasce com o homem, ela é repassada na educação do indivíduo, até porque nem na natureza os animais comportam-se majoritariamente assim, existem as relações de mutualismo e protocooperação. É importante que as pessoas saibam agir em conjunto, pois isso traz muito mais benefícios para todos do que o individualismo, se tornando uma relação saudável e fazendo jus quando se diz que duas cabeças pensam melhor que uma, isso passa a ser companheirismo e dá oportunidade para todos.


Redação feita por mim ehehhe
Beijos e queijos ;*

Um comentário:

Hortência disse...

Nossa amiga, você tá escrevendo muito bem! Se continuar assim vai é tirar 10 no vestibular =D Adorei ;)