Quem?

Minha foto
Alguém quase igual a vc, tirando a fisionomia e o comportamento...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008



Hello estrábicos huaeahue!
Sabe quando dizem que alegria de pobre dura pouco? Pois é, isso vale até em sonho. Sonhei essa noite que passava no vestibular, via meu nome na lista, ficava tão feliz, chorava horrores, e até meu pai presenciava esse momento. Fiquei muito, mas muito triste mesmo quando acordei e vi que tava sonhando... bateu uma aflição muito grande. Andava mais ou menos tranqüila quanto a esse resultado, mas a angústia e o sofrimento por antecipação chegaram. Tava até demorando, mas fazer o que né?! Vou chorar horrores se eu não passar, não gosto nem de pensar, vou me desmanchar em lágrimas. Meu coração chega fica apertadinho =///. E ainda juntou com a saudade do meu pai, tem dias que a saudade é foda. Mas enfim, com tudo isso o jeito é se conformar. Deixa o tempo rolar aí. Acho que coisas boas estão por vir também. Nem todo mau é tão mau como parece. Bom, já vou indo. Pros que não sabem, fiz vestibular pra ciência política com ênfase em Relações Internacionais na UFPE, eu tinha achado um dia desses a grade do curso, mas perdi, não sei mais por onde anda. Então, muita gente me pergunta o que faz um cientista político e o que ele estuda. Vou colar um texto aqui bem Wikipédia, mas que dá uma boa esclarecida. Chatinho, beijo pra vc, to vendo a diferença que um C faz kkkkk ;)

Beijos e queijos ;*

Ciência Política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações políticas e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Os cientistas políticos podem estudar instituições como corporações(ou empresas, no Brasil), uniões (ou sindicatos, no Brasil), igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.

Existe no interior da Ciência Política uma discussão acerca do objeto de estudo desta ciência, que, para alguns, é o Estado e, para outros, o poder. A primeira posição restringe o objeto de estudo da ciência política; a segunda amplia. A posição da maioria dos cientistas políticos, segundo Maurice Duverger é a de que o objeto de estudo da ciência política é o poder.

O termo "Ciência Política" foi cunhada em 1880 por Herbert Baxter Adams, professor de História da Universidade Johns Hopkins.

A ciência política é a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político.

A ciência política abrange diversos campos, como a teoria e a filosofia políticas, os sistemas políticos, ideologia, teoria dos jogos, economia política, geopolítica, geografia política, análise de políticas públicas, política comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores, política e direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo legislativo, direito público (como o direito constitucional) e outros.

A ciência política emprega diversos tipos de metodologia. As abordagens da disciplina incluem a filosofia política clássica, interpretacionismo, estruturalismo, behaviorismo, racionalismo, realismo, pluralismo e institucionalismo. Na qualidade de uma das ciências sociais, a ciência política usa métodos e técnicas que podem envolver tanto fontes primárias (documentos históricos, registros oficiais) quanto secundárias (artigos acadêmicos, pesquisas, análise estatística, estudos de caso e construção de modelos).


O que os cientistas políticos fazem

Cientistas políticos estudam a distribuição e transferência de poder em processos de tomada de decisão. Por causa da frequente e complexa mistura de interesses contraditórios, a Ciência Política é freqüentemente um exemplo aplicado da Teoria dos jogos. Sob esta óptica teórica, os cientistas políticos olham os ganhos - como o lucro privado de pessoas ou das empresas ou da sociedade(o desenvolvimento econômico- e as perdas - como o empobrecimento de pessoas ou da sociedade - como resultados de uma luta ou de um jogo em que existem regras não explícitas que a pesquisa deve explicitar.

A Ciência Política busca desenvolver tanto teses positivas, analisando as políticas, quanto teses normativas, fazendo recomendações específicas. Cientistas políticos medem o sucesso de um governo e de políticas específicas examinando muitos fatores, inclusive estabilidade, justiça, riqueza material, e paz. Enquanto os historiadores olham para trás, buscando explicar o passado, os cientistas políticos tentam iluminar as políticas do presente e predizer e sugerir políticas para o futuro.

O estudo de ciência política é complicado pelo envolvimento freqüente de cientistas políticos no processo político, uma vez que suas teorias frequentemente servem de base para ação, opção e prática de outros profissionais, como jornalistas, grupos de interesse especiais, políticos, e o eleitorado. Cientistas políticos podem trabalhar como assessores de políticos, ou até mesmo se candidatarem a cargos políticos eles próprios.

Campos da Ciência Política

A Ciência Política faz parte das ciências humanas, por isso é uma ciência bastante complexa, pois analisa o Estado, a Soberania, a Hegemonia, os Regimes políticos, Governos, as linhas históricas destas partes da política nos países desde a antiguidade até hoje e a influência que têm sobre a sociedade incluindo as Relações internacionais.

Existem três formas de se abordar os objetos de estudo desta ciência:

  • Política descritiva, ou empírica: nesta linha os pesquisadores optam por análises meramente empíricas da realidade política. Sendo uma ciência muito controversa, esta fase, ou opção da análise política é de fundamental importância na coleta de dados fiéis à realidade, distinguindo-se assim das teorias normativas.
  • Teoria política: nesta abordagem os pesquisadores, partindo dos dados empíricos articulam-nos à teoria política propriamente dita para compreender e explicar a realidade considerando insuficiente a mera descrição da realidade tal como é.
  • Política comparada: fundamental na ciência polítca, esta abordagem da pesquisa busca, através de comparações entre diversas realidades sócio-históricas, elementos mais gerais da realidade política das sociedades. Também aqui é necessária a mediação do dado empírico com a teoria, mas desta vez, através da comparação, tenta-se chegar a elementos generalizáveis da realidade política e questionar hipóteses ou teorias feitas a respeito de uma única realidade delimitada.

Para que este estudo seja feito de maneira precisa, a Ciência Política é dividida em alguns ramos específicos de assunto a ser tratado em questões políticas, tais como:

;)

Nenhum comentário: